PatosJá
PatosJá
Cultura

Festival de Pesca transforma Lagoa Grande em ponto de encontro em Patos de Minas 

Disputa começou às 7h, com os participantes em busca dos maiores e mais pesados peixes

Lorena Teixeira2026-09-28Fonte: NTV
Compartilhar:

A Lagoa Grande foi tomada por pescadores, famílias e crianças no último domingo (27), durante a segunda edição do Festival de Pesca de Patos de Minas. O evento começou nas primeiras horas da manhã e reuniu participantes em uma programação que combinou competição, lazer e família.

A disputa começou às 7h, com os participantes em busca dos maiores e mais pesados peixes. Mas, para muita gente, o resultado da competição ficou em segundo plano. O dia foi marcado por barracas montadas às margens da lagoa, com amigos, familiares e crianças realizando sua primeira pesca. 

Para os pequenos, estava a expectativa em conseguir fisgar um peixe. Alguns chegaram cedo e passaram boa parte da manhã acompanhando atentamente as linhas, na esperança de sentir o puxão e garantir uma boa pescaria. Entre os participantes estavam pescadores que já conhecem a competição. 

“No ano passado o meu menino ganhou e, neste ano, trouxemos o netinho para ver se ele dá conta e para ganharmos de novo”, lembrou Geandre.  

Pesca esportiva

O festival contou com uma preparação feita pela Prefeitura antes do evento. A Lagoa Grande e os peixes passaram por avaliações para garantir as condições necessárias para a atividade. A competição segue o modelo de pesca esportiva. Os peixes capturados são medidos, pesados e devolvidos à água. 

Dessa forma, a disputa pelo maior exemplar não resulta na retirada definitiva dos animais da lagoa. O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Thiago Araújo, acompanhou a programação e destacou os cuidados adotados para que o festival pudesse acontecer na lagoa. 

“Fizemos toda a análise da água, como do pescado, e ele está impróprio para consumo. Lembrando que é pesca esportiva, a gente pega o pescado, faz toda a aferição por conta da premiação e, logo depois, devolvemos para a lagoa”, disse o secretário. 

A prefeita Sandra Gomes também esteve no evento e defendeu a continuidade da iniciativa. A intenção é que o Festival de Pesca se consolide como uma atividade tradicional no calendário de eventos do município, além de incentivar a ocupação dos espaços públicos e o convívio entre as famílias.

“Em 2025 tivemos o primeiro e a nossa responsabilidade aumenta depois que a gente fala que vai trazer o segundo, uma vez que a primeira intenção é de realmente fomentar a economia, valorizar a cultura e os espaços públicos da nossa cidade”, ressaltou Sandra.