Rock underground domina Avenida Getúlio Vargas em noite especial da Pré-Fenapraça 2026
Palco Fórum atraiu admiradores do rock alternativo, punk e thrash metal

A abertura da Pré-Fenapraça 2026 levou centenas de pessoas à Avenida Getúlio Vargas, em Patos de Minas, na noite de quarta-feira (13). A tradicional festa popular começou com uma programação diversificada, reunindo música, cultura e atrações para diferentes públicos.
Neste ano, o destaque ficou por conta do rock underground, que tomou conta do Palco Fórum e atraiu admiradores do rock alternativo, punk e thrash metal. A programação teve início com apresentações de stand-up e seguiu com shows que movimentaram o público no local.
A banda patense Pato Junkie abriu os shows da noite e ressaltou a valorização da cultura alternativa. De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Henrique, a proposta é ampliar cada vez mais os espaços para manifestações culturais variadas dentro da programação da festa.
“É um movimento de música extrema com um público que não teve oportunidade de aproveitar algumas apresentações na Fenapraça, já dando um gostinho de como será a Fenapraça na sexta-feira (15)”, disse Paulo Henrique.
Inclusão
Quem também retornou ao festival foi a banda Zagaia Thrash pelo segundo ano consecutivo. O integrante Guilherme Braga comemorou o crescimento do público em Patos de Minas. O evento ainda contou com a presença da banda paulista Asfixia Social, que está em turnê pelo país.
O grupo destacou a importância de incluir cidades do interior no circuito cultural underground e comentou a parceria com a banda inglesa The Varukers. Durante os shows, os fãs fizeram rodas de “mosh pit”, prática tradicional em apresentações de rock, pulos e o conhecido “bate-cabeça”.
“Isso é muito massa, a gente os conheceu na Europa, na terra deles. Fizemos uma turnê juntos em 2024, repetimos no ano passado e, agora, estamos juntos aqui no Brasil. Eles trazem 47 anos de história e são uma das bandas pioneiras de rock punk trash do mundo”, informou o vocalista da Asfixia Social, Erik Vidal (Kaneda).
