Trajetória de Luís Eduardo Falcão o terceiro vice-governador ligado a Patos de Minas
Empresário e advogado, Falcão construiu a carreira política no município, foi prefeito por dois mandatos e agora chega ao comando do Governo de Minas.

Patos de Minas terá, a partir de 2027, o terceiro político ligado ao município a ocupar a vice-governadoria de Minas Gerais. Luís Eduardo Falcão Ferreira, de 42 anos, foi eleito para o cargo na chapa de Cleitinho Azevedo e assumirá o posto em 1º de janeiro de 2027. Antes dele, Arlindo Porto e Antônio Andrade também chegaram à vice-governadoria.
Nascido em Goiânia, Falcão construiu a carreira profissional e política em Patos de Minas. Advogado e empresário, é formado em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e, antes de ingressar na política, atuou no setor empresarial e em entidades de representação de classe.
Entre as funções exercidas está a presidência da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas (Acipatos). Em maio de 2025, assumiu também a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), entidade que representa as prefeituras mineiras.
A carreira política ganhou projeção em 2020, quando Falcão foi eleito prefeito de Patos de Minas pelo Podemos. Em 2024, foi reeleito pelo Novo com cerca de 85% dos votos válidos. Com o resultado, tornou-se o primeiro prefeito da história do município a conquistar a reeleição.
Em abril de 2026, Falcão deixou a Prefeitura para disputar a vice-governadoria de Minas Gerais. Na eleição, a chapa formada com Cleitinho Azevedo venceu a disputa no primeiro turno.
A chegada de Falcão ao cargo amplia uma trajetória política que já teve outros dois nomes de Patos de Minas na vice-governadoria.
Arlindo Porto foi o primeiro. Nascido em Patos de Minas, em 1945, ele foi prefeito do município entre 1983 e 1988. Em 1991, assumiu a vice-governadoria de Minas Gerais, permanecendo no cargo até 1994. Posteriormente, foi senador e ministro da Agricultura durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O segundo nome foi Antônio Andrade, também nascido em Patos de Minas. Antes de chegar ao Governo de Minas, ele foi prefeito de Vazante, deputado estadual e deputado federal. Andrade também ocupou o Ministério da Agricultura e, em 2014, foi eleito vice-governador na chapa de Fernando Pimentel. O mandato foi exercido entre 2015 e 2019. Ele morreu em março de 2025, aos 71 anos.
Com Falcão, Patos de Minas passa a ter novamente um representante diretamente ligado ao município na vice-governadoria. A trajetória, no entanto, tem uma diferença em relação aos antecessores: apesar de ter nascido em Goiânia, foi em Patos de Minas que Falcão construiu sua carreira empresarial e política, passando pela representação empresarial, pela Prefeitura e pela presidência da AMM antes de chegar ao Governo de Minas.
