PatosJá
PatosJá
Eleições 2026

TSE analisa pedido para estender horário de votação após problemas no transporte público 

Mais de 158,7 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República 

Lorena Teixeira2026-10-25Fonte: Agência Brasil
Compartilhar:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou neste domingo (25) que os pedidos de ampliação do horário de votação em localidades que enfrentaram problemas no transporte público serão analisados pela Corte. 

Segundo ele, já existe uma solicitação em andamento, mas ainda não há definição sobre a possibilidade de estender o período. A discussão ocorre após registros de dificuldades no transporte em São Paulo, Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas. 

Na capital baiana, diligências realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) identificaram que menos da metade da frota de ônibus prevista para dias úteis estava em circulação. Diante da situação, o presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer, determinou a prisão do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza. 

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que os ônibus ficaram retidos para a retirada de adesivos do PT, colados na véspera, que impediam a circulação dos veículos. A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o TSE e solicitou a extensão da votação até as 19h nos municípios afetados.

Em decisão publicada na tarde deste domingo, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, reforçou que os eleitores que estiverem no local de votação às 17h, horário oficial de encerramento, terão o direito de votar garantido. 

Eleitores que estiverem nas áreas externas ou nos acessos aos locais de votação às 17h terão direito a senhas para votar. As regras eleitorais também determinam a circulação de 100% da frota de ônibus nos dias de eleição. Neste segundo turno das Eleições 2026, mais de 158,7 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República no país.