PatosJá
PatosJá
Geral

Caixa libera novo lote de ressarcimento do antigo fundo PIS/Pasep; veja quem tem direito

Pedidos de ressarcimento podem ser realizados até setembro de 2028

Lorena Teixeira2026-06-26Fonte: Agência Brasil
Compartilhar:

A Caixa Econômica Federal começou a pagar um novo lote de ressarcimento das cotas do antigo fundo PIS/Pasep. O benefício é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 e ainda não sacaram os valores. 

Nesta etapa, recebem os beneficiários que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de maio. De acordo com a instituição financeira, o valor médio pago varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, conforme o tempo de trabalho e a remuneração do trabalhador na época.

O benefício não tem relação com o abono salarial do PIS/Pasep pago anualmente, pois se refere às cotas do antigo fundo, extinto em 2020. Vale destacar que a consulta pode ser feita pelo portal Repis Cidadão, utilizando uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. 

É possível verificar a existência de valores pelo aplicativo FGTS, na opção "Ressarcimento PIS/Pasep", ou em qualquer agência da Caixa. Quem não possui conta, receberá o valor por meio de uma poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

No caso de herdeiros, é necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo com o titular, além da documentação exigida pela Caixa. Os pagamentos variam conforme a data da solicitação. Quem fizer o pedido até 30 de junho receberá em 27 de julho. 

Já as solicitações realizadas até 31 de julho serão pagas em 25 de agosto. O cronograma segue até janeiro de 2027. Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos até setembro de 2028. Após esse prazo, os recursos não terão mais possibilidade de saque.