Procon apura descontos de empréstimos não reconhecidos em benefício de aposentado em Patos de Minas
Assinatura registrada no contrato não corresponde à assinatura do aposentado

O Procon Municipal de Patos de Minas instaurou recentemente um procedimento administrativo para apurar supostos descontos indevidos realizados no benefício previdenciário de um aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O idoso procurou a instituição financeira após identificar descontos de empréstimos que, segundo ele, não foram contratados ou autorizados. Ao ser notificado, o órgão apresentou contratos e documentos pessoais que comprovariam a contratação das operações
No entanto, durante a análise da documentação, o Procon identificou inconsistências nos documentos apresentados. De acordo com o programa de defesa, o documento de identificação apresentado pela instituição financeira não pertence ao consumidor.
Além disso, a assinatura registrada no contrato também não corresponde à assinatura do aposentado. A fotografia no documento ainda seria incompatível com as características físicas do consumidor. Diante das inconsistências, o Procon continua apurando o caso.
O intuito é investigar os procedimentos de identificação e validação adotados pela instituição financeira e como os descontos foram realizados diretamente no benefício previdenciário de um consumidor que afirma não ter contratado os empréstimos.
O caso reforça a importância de mecanismos rigorosos de segurança, identificação e autenticação nas operações de crédito, especialmente em contratos que envolvem consumidores idosos e descontos diretamente vinculados a benefícios previdenciários.
