Mais de 25 mil peixes foram soltos no Rio Areado nesta sexta-feira (29)
Ação também plantou muda de Pau Brasil na praça Arlindo Porto
Mais de 25 mil peixes foram soltos no 13° Peixamento no Córrego do Arroz nesta sexta-feira (29), no distrito de Areado. O início da ação foi marcado pelo plantio de uma muda de Pau Brasil na praça Arlindo Porto, em frente à Escola Municipal Major Augusto Porto.
A árvore, que é um grande símbolo brasileiro, já foi encontrada em abundância nos territórios litorais. No entanto, foi quase foi extinta pelos portugueses que, por muito tempo, a exploraram devido à nobreza e tintura vermelha que era extraída dela.
Ação
O peixamento, que é constantemente realizado em rios pelo país, consiste em facilitar o aumento das espécies de peixes nativas, mantendo o equilíbrio da cadeia alimentar e da variedade biológica da região. Os alunos da Major Augusto participaram da ação.
Alunos, professores, ambientalistas e responsáveis pela ação, foram direto para o córrego do Arroz, onde diversas espécies foram soltas em busca de colaborar com o ecossistema local. Segundo o ambientalista Nascimento dos Reis Araújo, é preciso amar o meio ambiente.
“Temos a felicidade de ultrapassar 700 peixes de todos os tamanhos soltos aqui”, disse o ambientalista.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) também participou do transporte das espécies. Além de beneficiar à natureza, a ação incentivou as pessoas a não esperarem apenas por iniciativas governamentais.