Idosa é autuada após incêndio destruir quase nove hectares de vegetação em Patos de Minas
Segundo a idosa e proprietária, ela estava na fazenda acompanhada do filho para almoçar

A Polícia Militar de Meio Ambiente autuou uma idosa, de 71 anos, após um incêndio destruir cerca de 8,93 hectares de pastagem em uma propriedade rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O caso foi registrado no dia 15 de julho, na Fazenda Cabeceira do Chumbo.
De acordo com a idosa e proprietária, ela estava na fazenda acompanhada do filho para almoçar. Após aquecer a refeição em uma fornalha, ela retirou pedaços de lenha que ainda apresentavam combustão e os colocou diretamente no solo, próximo à residência.
Devido às condições climáticas típicas do período de estiagem, como baixa umidade do ar, vegetação seca e ventos fortes, o fogo se espalhou rapidamente pela área próxima ao imóvel e alcançou uma extensa área de pastagem formada por braquiária (capim).
Ainda conforme o registro, a idosa tentou controlar as chamas utilizando o extintor do próprio veículo, mas não conseguiu conter o avanço do incêndio. A situação chegou ao conhecimento da Polícia Militar de Meio Ambiente após uma denúncia anônima.
Os agentes constataram a proporção do incêndio. A idosa foi autuada, em tese, por provocar incêndio de forma culposa, quando não existe a intenção de causar o dano, mas o resultado ocorre devido a uma ação de negligência, imprudência ou falta de cuidado.
A Polícia Militar de Meio Ambiente destacou que, durante o período de estiagem, qualquer uso inadequado do fogo pode provocar incêndios de grandes proporções devido ao clima seco, aos ventos e à facilidade de propagação das chamas em áreas de vegetação.
