PatosJá
PatosJá
Regionais

Caminhada no Cristo Redentor reforça combate ao abuso infantil durante o Maio Laranja

Projeto atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos incompletos no contraturno escolar

Lorena Teixeira2026-05-27Fonte: NTV
Compartilhar:

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Laranja, dedicada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No bairro Cristo Redentor, em Patos de Minas, uma caminhada reuniu alunos, educadores e moradores em defesa da proteção à infância. 

Durante todo o mês, o Posto de Assistência Chico Xavier (PACX) desenvolveu atividades de conscientização, como rodas de conversa, palestras, dinâmicas e momentos de escuta que fizeram parte da programação, voltada ao cuidado, à prevenção da violência e ao fortalecimento dos vínculos.

“Nós atendemos crianças e adolescentes de 7 a 17 anos incompletos no contraturno escolar. Ou seja, quem estuda de manhã vem para cá na parte da tarde e, quem estuda à tarde, vem no período da manhã”, disse a coordenadora do PACX, Márcia Ávila. 

Enfrentamento

A caminhada pelas ruas do bairro nesta quarta-feira (27) marcou o encerramento das ações. Com cartazes e mensagens educativas, os participantes chamaram a atenção da população patense para a importância da denúncia e do combate aos maus-tratos contra crianças e adolescentes.

Atualmente, o PACX mantém as atividades por meio de doações e parcerias. As ações do Maio Laranja reforçam que proteger crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. Ressalta-se que informação, acolhimento e denúncia são fundamentais no enfrentamento à violência.

“Participo do projeto há mais de 10 anos, até porque a música é fundamental para a cultura. Para uma criança ser bem educada, a conscientização contra o abuso e outros fatores que afetam a mente dela é muito importante”, destacou o professor Ismael Santos.