PatosJá
PatosJá
Saúde

Rede municipal de saúde inicia aplicação da vacina Pneumo 20 em crianças menores de 5 anos

Pneumo 20, vacinação infantil, SUS, Secretaria de Saúde, pneumonia, meningite, Patos de Minas, imunização, Pneumo 10, saúde pública.

Matheus Borges2026-07-02Fonte: ASCOM PREFEITURA DE PATOS DE MINAS
Compartilhar:

A rede municipal de saúde inicia, na próxima segunda-feira (7), a distribuição da vacina Pneumo 20 para crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal recomendado. O imunizante foi recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece proteção ampliada contra os principais sorotipos responsáveis por doenças pneumocócicas invasivas, como pneumonia, meningite e sepse, além de proteger contra a otite média.

Até o momento, a rede pública utiliza a vacina Pneumo 10, que continuará sendo aplicada durante o período de transição, conforme orientação do Ministério da Saúde. A substituição pela Pneumo 20 ocorrerá de forma gradual, acompanhando o envio das doses aos municípios. O abastecimento depende do cronograma do governo federal e não está sob controle da prefeitura.

Durante essa fase de transição, o esquema vacinal infantil será composto por uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade, uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses.

A Secretaria de Saúde esclarece que crianças que já completaram o esquema vacinal com a Pneumo 10 não precisarão receber uma dose adicional da Pneumo 20.

Além do público infantil, a nova vacina também é indicada para alguns grupos especiais, conforme os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).