Chuva de meteoros Orionídeas ilumina céu e promete espetáculo natural nesta semana
Fenômeno é formado por pequenos fragmentos deixados pelo cometa Halley em 1985

A noite desta terça-feira (21) promete um espetáculo natural. A chuva de meteoros Orionídeas deve iluminar o céu em várias regiões do país — e aqui em Patos de Minas também dá para ver o fenômeno, que acontece todos os anos entre outubro e novembro.
O céu vai ganhar um toque especial nesta semana. De acordo com Gilberto Dumont, membro da Associação Patense de Estudo e Pesquisa em Astronomia (APEPA), o fenômeno encanta quem para para observar o firmamento durante a madrugada.
“Se a gente pudesse projetar os riscos que esses flashes luminosos deixam, eles estariam direcionados à constelação de Órion. Por isso, recebe o nome de chuva de meteoros Orionídeas”, explicou o pesquisador.
A chuva de meteoros é formada por pequenos fragmentos deixados pelo cometa Halley. Gilberto informou que, quando as partículas entram na atmosfera da Terra, se queimam e criam o brilho intenso que a gente costuma chamar de estrela cadente.
“Acontece porque a Terra está cruzando os rastros de detritos deixados pelo cometa Halley que passou em 1985. Do dia 21 a 23 de outubro, estamos cruzando esse rastro deixado por ele, sendo hoje o pico de flashes luminosos”, disse Gilberto.
O pico da chuva está previsto para acontecer até quinta-feira (23). Em noites limpas, é possível observar até vinte meteoros por hora. Cada um risca o céu por apenas um segundo, no entanto, a experiência fica guardada na memória por muito mais tempo.
Leia também