Dia de São Cristóvão: símbolo de fé e proteção aos motoristas que vivem nas estradas
Devoção ganhou força com crescimento das profissões ligadas ao transporte rodoviário

O dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, caminhoneiros e viajantes, é celebrado no dia 25 de julho e as comemorações iniciaram nesta manhã com uma missa dedicada ao santo. A devoção é antiga e foi difundida em diversas partes do mundo.
No Brasil, a homenagem ganhou força com o crescimento das profissões ligadas ao transporte rodoviário. De acordo com o Padre Divino, atualmente o santo é símbolo de fé, proteção e esperança para milhões de motoristas que vivem nas estradas.
“São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas porque, na sua história, ele aparece carregando Jesus nos ombros [...] como São Cristóvão acreditou que Jesus conduziu a vida dele, que todos os motoristas também possam acreditar”, disse o padre.
Segurança
Devido à importância dos motoristas, foi realizada uma homenagem durante uma missa aos profissionais e familiares, em Patos de Minas. Segundo o motorista autônomo e devoto Jaime dos Santos, o pedido é que Deus continue a guiá-lo em segurança.
“Fazendo a nossa parte com atenção e sem imprudência, Jesus e São Cristóvão também fazem a parte deles”, ressaltou Jaime.
Em tempos de desafios para os motoristas, como longas jornadas, estradas precárias e pressão por prazos, a figura de São Cristóvão representa um alento espiritual. A fé, aliada à responsabilidade, caminham juntas na busca por um tráfego mais seguro e humano.
Leia também