Fiéis participam da tradicional celebração da Missa do Galo
Gesto que revive nascimento do menino Jesus
A Missa do Galo é uma das mais importantes celebrações da Igreja Católica e, neste ano, centenas de fiéis compareceram na Catedral de Santo Antônio para iniciar a tradição. O sino tocou às 20h e o coral diocesano abriu a comemoração natalina.
A entrada foi marcada com dez crianças vestidas de anjos anunciando a entrada da imagem do menino Jesus ao bispo Dom Cláudio, que levou o nazareno ao presépio, onde ele foi colocado na manjedoura. Segundo o sacerdote, agora, a espera é pela segunda vinda de Jesus.
“A segunda vinda é sempre quando nós professamos a nossa fé e acreditamos que Ele está presente entre nós porque ele veio a primeira vez”, disse Dom Cláudio.
Missa do Galo
A tradição é um gesto que revive o nascimento do menino Jesus e recebeu o nome por acreditar que, por volta de meia-noite, há 2024 anos, um galo cantou fortemente para anunciar o nascimento do Messias. A missa é esperada todos os anos pelos fiéis.
Em Patos de Minas, a celebração também acontecia à meia-noite. No entanto, devido a pedidos dos fiéis e à procura da participação, a celebração passou a acontecer mais cedo, aumentando o número de pessoas na igreja, além do número de famílias unidas.
Leia também