Fundo Estadual de Cultura aprova projeto para restaurar Casa de Câmara e Cadeia
Edifício é testemunha de momentos cruciais da história de Patos de Minas
O Fundo Estadual de Cultura (FEC) aprovou o projeto “Cultura em Cadeira – Módulo, Acessibilidade e Segurança", que propõe revitalizar a estrutura da antiga Casa de Câmara e Cadeia. A proposta foi elaborada pela Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) da Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas.
Um investimento de R$ 400 mil será destinado para melhorias no edifício institucional mais antigo do município. A revitalização contará com instalação de elevador, de circuito fechado e alarme de segurança, instalações sanitárias para pessoas com deficiência e sistema de prevenção de descarga atmosférica.
De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Henrique Moreira, o projeto de restauração externa gira em torno de três milhões. A primeira etapa, orçada em um milhão, está prestes a iniciar, tendo como executor o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).
“Esses R$ 400 mil serão investidos apenas na estruturação interna. Esse recurso faz parte de todo um conjunto de restaurações que envolvem reformas internas e externas”, explicou Paulo Henrique.
Legado
Após ser desocupado pelo Estado por problemas estruturais, o imóvel passou a sofrer ainda mais com a situação de abandono. O prédio, localizado na rua Tiradentes, é testemunha de momentos cruciais da história local ao servir como câmara, fórum e cadeia, há tempos clama por intervenções.
A restauração do "Cadeião" promete não somente resgatar um legado, mas também erguer uma Casa da Cultura autêntica, capaz de enlaçar passado e presente, preservando a essência da cidade e promovendo novas oportunidades à comunidade. As obras têm previsão para serem iniciadas em breve.