Grupo patense de poesia falada lança livro "Phatos Poéticos" no próximo sábado com temáticas sociais
Temáticas como desigualdade social, marginalização, racismo, LGBTfobia e sexismo fazem parte dos temas tratados pelos poetas
Grupo patense de poesia falada lança livro "Phatos Poéticos", no próximo dia 25 de maio (sábado), às 17h, na Biblioteca Municipal João XXIII. A obra literária é financiada com recursos do Governo Federal e Ministério da Cultura, geridos pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
"Phatos Poéticos" é uma obra que reúne poemas de novos e veteranos escritores do município, que reforça a produção literária local. O projeto visa dar visibilidade aos trabalhadores da cultura e a novos poetas, com o crescimento e a valorização da literatura na região.
A ideia do livro surgiu em meio a pandemia, durante as lives realizadas pelo grupo Slam Phatos, que é um coletivo de poetas praticantes da chamada “poesia falada”. Para esses artistas, a poesia é um espaço de liberdade. Temáticas como desigualdade social, marginalização, racismo, LGBTfobia e sexismo fazem parte dos temas tratados pelos poetas.
Desse modo, a fim de deixar para a posteridade as produções realizadas durante as transmissões ao vivo, o grupo decidiu desenvolver a publicação. Além da oportunidade de adquirir o material e obter autógrafos, os presentes no lançamento poderão desfrutar de uma apresentação musical do cantor Acaiá.
Para Olívia Castro e o rapper Rlloco, organizadores do projeto, o lançamento de “Phatos Poéticos” representa “um importante marco para a cultura de Patos de Minas, destacando o empenho e a criatividade dos talentos locais.”
Leia também