Logo Patosja

Paróquias de Patos de Minas divulgam programação especial para o Dia de Finados

Missa mistura sentimentos de saudade, esperança e reflexão sobre a vida eterna

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:02 31-10-2025

Compartilhar:

Missa mistura sentimentos de saudade, esperança e reflexão sobre a vida eterna

O Dia de Finados é um dos momentos mais marcantes do calendário religioso. As paróquias de Patos de Minas já divulgaram a programação das missas, que acontecem em diferentes horários e locais, para os fiéis prestarem homenagens aos entes queridos.

“No dia 2 de novembro, celebramos os fiéis falecidos com a intenção de rezar pelo descanso eterno deles, e para lembrar que todos somos mortais e precisamos estar nos preparando para o nosso encontro definitivo com Deus”, disse o padre Marcos Vinícius Magalhães.

As missas serão realizadas ao longo do domingo por diversas comunidades. De acordo com o padre, os horários da Catedral de Santo Antônio serão preservados às 7h, 10h, 16h e 18h. Vale destacar que as celebrações também serão realizadas nas seguintes igrejas:

6h - São Geraldo
7h - Santa Terezinha
8h - São Geraldo
9h - Santa Terezinha e São José Operário
10h - Distrito de Alagoas
17h - Santa Terezinha e São Geraldo
19h - Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida

Memória e fé 

Com missas em diferentes horários e regiões, a proposta é facilitar a participação dos fiéis e reforçar o verdadeiro sentido da data — que é celebrar a memória com fé, e não apenas a saudade. O Dia de Finados deve reunir centenas de pessoas nas igrejas e nos cemitérios.

A Missa de Finados mistura sentimentos de saudade e esperança, um momento de oração e reflexão sobre a vida eterna, em que o amor e a lembrança se tornam um elo entre o céu e a terra. Para Marcos Vinícius, a oração é valiosa para honrar a memória dos que já foram. 

“O Santo Agostinho dizia que a vela apaga, a flor murcha e a lágrima seca, mas só a oração que chega aos nossos entes queridos”, ressaltou o católico.
Leia também