Logo Patosja

Patos de Minas recebe um milhão para segunda fase da reforma do antigo “Cadeião”

O prédio histórico vai funcionar como a Casa da Cultura e o Arquivo da Cidade 

Por: Redação PatosJá

Fonte: Prefeitura - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:53 09-07-2025

Compartilhar:

O prédio histórico vai funcionar como a Casa da Cultura e o Arquivo da Cidade 

A cidade de Patos de Minas recebeu um milhão da deputada estadual Lud Falcão (PODE) para a segunda fase da reforma do prédio do antigo “Caldeião”. O recurso foi repassado nesta semana à Fepam-Unipam, instituição responsável por administrar o dinheiro. 

De acordo com a política, o valor foi confirmado pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais, para que fossem cumpridas as exigências de transferência repassadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Projeto Semente. 

“Mais um passo importante para disponibilizar aos patenses um patrimônio cultural da mais alta relevância”, disse a deputada. 

Cultura 

O cadeião, edifício público mais antigo do município patense, foi inaugurado em 1912 e, atualmente, é uma construção tombada devido ao forte valor patrimonial. O prédio estava abandonado e as obras de restauração iniciaram no dia 8 de dezembro do ano passado. 

A primeira fase destinou cerca de R$ 1,5 milhão, repassado pelo projeto Semente e captados pela Prefeitura de Patos de Minas, provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC). O local vai funcionar como a Casa da Cultura e o Arquivo da Cidade.
Leia também