Ponto de apoio aos romeiros de Nossa Senhora da Abadia acolhe devotos em Patos de Minas
Estrutura permanecerá montada até 13 de agosto, no km 439 da BR-365

A devoção e a tradição seguem fortes na celebração de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. Em Patos de Minas, o ponto de apoio aos romeiros que seguem a pé até a Romaria segue funcionando desde 1º de agosto.
Nossa Senhora da Abadia é uma figura muito querida na região, conhecida por proteger e amparar os fiéis durante as próprias jornadas. A devoção tem raízes profundas na história que unem gerações em um só laço de fé e esperança entre os peregrinos.
Oferecida pela Prefeitura de Patos de Minas, um grupo de voluntários presta auxílio e acolhe os romeiros durante a caminhada. Entre eles está Fátima Maria, voluntária há mais de 20 anos, que até hoje presta ajuda com fé e devoção, fazendo parte da história.
“Eu fui a primeira pessoa que veio quando arrumaram a primeira barraca e todo ano eu venho, nunca faltei”, disse a voluntária.
Funcionamento
A estrutura permanecerá montada até o dia 13 de agosto, funcionando 24 horas por dia. No ponto, localizado no km 439 da BR-365, após o trevo de Santana de Patos, os romeiros encontram água potável, refeições, banheiros e assistência médica e ambulância.
Para quem ainda vai pegar a estrada, a recomendação é redobrar os cuidados: usar roupas leves e confortáveis, se hidratar, respeitar os limites do corpo e estar atento à sinalização. Além disso, é importante respeitar os romeiros que também fazem o trajeto.
Leia também