Governo cria mais de 6,7 mil vagas para professores em universidades e institutos federais
De acordo com o órgão, os cargos devem beneficiar áreas de engenharia, tecnologia e saúde
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC), criou mais de 6,7 mil vagas para professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais nesta quarta-feira (15).
Segundo o órgão, aproximadamente 15 mil novas vagas foram abertas nas instituições federais de ensino desde o ano de 2023. As medidas visam ampliar e modernizar a rede federal de ensino superior e contemplar professores efetivos, substitutos e visitantes.
Os cargos são para banco de magistério superior com 4.500 vagas para institutos federais e 1.937 para universidades federais. Ressalta que os cargos devem beneficiar áreas como a de engenharia, tecnologia e saúde, além de curso de base tecnológica em novos campi.
As vagas foram distribuídas conforme as demandas de cada instituição e atendendo aos critérios técnicos definidos pelos ministérios. A ação soma outras iniciativas do programa "Mais Professores para o Brasil", que inclui a Prova Nacional Docente (PND).
As inscrições para as vagas devem ser feitas por meio de concursos públicos e processos seletivos específicos. A criação das vagas não significa que todos os concursos serão abertos ao mesmo tempo, mas sim que as instituições podem lançar os próprios editais.
Leia também