Pais e responsáveis devem confirmar matrículas de alunos na rede estadual até 14 de janeiro
Etapa é obrigatória e o não comparecimento dentro do prazo implica na perda da vaga
Os pais e responsáveis que solicitaram novas matrículas na rede estadual de Minas Gerais precisam confirmar as vagas dos estudantes de forma presencial até o dia 14 de janeiro. A etapa é obrigatória e garante a efetivação da matrícula para o ano letivo de 2026.
A confirmação é exigida apenas aos responsáveis que acessaram o site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para solicitar novas matrículas, como estudantes oriundos das redes municipal, privada ou institutos federais.
O mesmo também vale para os alunos de outras redes estaduais e para aqueles que solicitaram mudança e foram direcionados para uma nova unidade escolar. Aos que já estavam matriculados, tiveram a vaga garantida e não precisam comparecer.
O Sucem, sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), distribui vagas nas redes estadual e municipal, respeitando critérios como zoneamento, existência de irmãos na mesma escola e atendimento a alunos com deficiência.
Ressalta-se que o não comparecimento no prazo implica na perda da vaga. Dessa forma, o estudante deverá aguardar a abertura do período de vagas remanescentes, que ocorrerá entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro, no qual serão oferecidas mais oportunidades.
Leia também
