Logo Patosja

Pais se mobilizam contra possível fechamento de escola em comunidade rural de Patos de Minas

Secretaria de Educação disse que identificou redução no número de alunos nos anos finais 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 14:57 19-01-2026

Compartilhar:

Secretaria de Educação disse que identificou redução no número de alunos nos anos finais 

Os pais e responsáveis que residem na Comunidade de Curraleiro, em Patos de Minas, estão preocupados com o possível fechamento da Escola Municipal João Gualberto Amorim Júnior, medida que pode obrigar alunos a percorrer até 25 km até outra unidade de ensino. 

Com o deslocamento, muitos alunos teriam que iniciar a rotina ainda de madrugada para conseguir chegar a tempo às aulas. A principal preocupação é com os reflexos da mudança na frequência, no rendimento escolar e no bem-estar das crianças e adolescentes. 

De acordo com os responsáveis, a informação foi repassada no dia 16 de dezembro de 2025, durante a última reunião do ano letivo. Na ocasião, as famílias receberam uma declaração de transferência dos alunos, o que causou surpresa e insegurança. 

“O amparo pedagógico que temos aqui é um dos melhores, eu mesma já fui aluna aqui, os professores são muito bem qualificados, o ensino é muito bom, a escola foi reformada e está com uma estrutura impecável para os alunos”, disse a moradora Lara Brito. 

Decisão

Durante o encontro, a comunidade apresentou alternativas para tentar manter os alunos na escola, como a reorganização por zoneamento e a formação de salas mistas. Segundo os pais, as propostas foram ouvidas, mas não houve mudança na decisão pelo município.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que identificou redução significativa no número de alunos nos anos finais da escola e afirmou que a decisão foi discutida com a direção da escola e com o Conselho Municipal de Educação. Leia a nota na íntegra.

Nota Secretaria de Educação

“A Secretaria Municipal de Educação, ao organizar o atendimento escolar para o ano de 2026, observou diminuição significativa no número de estudantes dos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal João Gualberto Amorim Júnior, localizada na comunidade de Curraleiro.

Para o próximo ano, a previsão é de atendimento apenas para duas turmas, sendo uma do 7º ano e outra do 9º ano. Esse número reduzido de estudantes dificulta a organização do transporte escolar e a distribuição dos professores, além de prejudicar a organização do quadro de horários adequados para o funcionamento da escola.

Pensando sempre no bem-estar e no aprendizado dos estudantes, essa situação foi dialogada com a direção da escola e com o Conselho Municipal de Educação.

Diante da baixa quantidade de alunos, não será possível manter, este ano, o atendimento do 6º ao 9º ano nessa unidade escolar. Assim, os estudantes dos anos finais passarão a estudar em escolas da área urbana ou de comunidades próximas às residências. A secretaria se compromete em ofertar acompanhamento pedagógico adequado e transporte escolar gratuito, seguro e contínuo, até a escola de destino.

É muito importante reforçar que a Escola Municipal João Gualberto Amorim Júnior não será fechada. A escola continuará funcionando normalmente, atendendo os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, mantendo vivo o vínculo da comunidade com o espaço escolar.

Essa decisão foi tomada para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade, com melhores condições de aprendizagem, segurança e igualdade de oportunidades.

A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a educação pública, trabalhando com responsabilidade, organização e respeito às famílias e aos direitos de aprendizagem de todas as crianças e adolescentes”.
Leia também