Tema da redação do Enem 2024 surpreende estudantes em Patos de Minas
Palpites giravam em torno das queimadas e ameaças à biodiversidade
O tema “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil”, da redação do Enem 2024, surpreendeu os estudantes, em Patos de Minas, no último domingo (3). No entanto, incentivou a refletir sobre a importância de reconhecer e valorizar as raízes africanas na cultura brasileira.
Além da redação dissertativa-argumentativa, o primeiro dia de aplicação contou com 90 questões, sendo 45 de linguagem e 45 de ciências humanas. Temas como o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), estiveram presentes no Exame Nacional.
Embora a maioria dos palpites fosse as queimadas e a ameaça à biodiversidade no país, os participantes entenderam que o tema faz parte do cotidiano e merece ser reconhecido. De acordo com o estudante Matheus Amâncio, o tema o pegou de surpresa.
“Eu não estava esperando, me pegou de surpresa. No resto da prova, algumas questões foram tranquilas e outras nem tanto, mas, no geral, acho que me saí bem”, disse Matheus.
Agora, os candidatos enfrentam um novo desafio: a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Marcado para o próximo domingo (10), o certame é composto por 90 questões de raciocínio lógico e domínio de conteúdos de química, física, biologia e matemática.