Equipe infantil de Parakaratê conquista medalhas para Patos de Minas em competição nacional
Medalhistas mostraram importância do esporte e do apoio familiar
A equipe infantil de Parakatê da Assossiação Paraolímpica Patense (APP) conquistou oito medalhas para Patos de Minas em uma competição nacional que reuniu mais de 600 atletas de alto rendimento. A competição ocorreu entre os dias 4 e 8 de dezembro, em Brasília, no Distrito Federal.
As artes marciais, entre elas o Karatê, são recomendadas para todas as crianças, principalmente aquelas acometidas com alguma condição especial. A modalidade não é um esporte violento, ela desperta autoconfiança e autocontrole e princípios para o desenvolvimento do atleta.
No total, a APP de Patos de Minas já tem mais de 70 alunos matriculados. De acordo com o coordenador Gustavo Araújo, o Parakatê tem como público-alvo pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA), o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“Ele também se enquadra em outras modalidades, como o Intelectual D1, para pessoas com Síndrome de Down, ou deficiências auditivas, visuais e locomotoras”, disse o coordenador.
Os medalhistas mostraram ao município a importância do esporte e do apoio da família durante todo o processo. Para os interessados em participar do Parakatê, é necessário apresentar um laudo médico no ato da inscrição, que é realizada de forma gratuita no Centro Universitário de Patos de Minas.
Leia também