Anac suspende operações aéreas da Voepass por falta de segurança
Em nota, Anac disse que empresa não solucionou irregularidades
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, por falta de segurança. No total, a linha aérea conta com seis aeronaves.
Conforme a agência reguladora, desde que aconteceu o acidente em agosto de 2024, que matou 62 pessoas no município de Vinhedo, em São Paulo, foi implantada uma operação para fiscalizar as instalações da Voepass a fim de garantir o nível adequado de segurança.

No entanto, a Anac divulgou que a companhia não conseguiu solucionar irregularidades, assim como não atendeu às medidas exigidas, como a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo das aeronaves para a manutenção e troca de administradores.
Vale destacar que foi constatada a reincidência de irregularidades consideradas sanadas pela Agência durante as ações de fiscalização anteriores. Dessa forma, foi apontada uma quebra de confiança em relação aos processos internos da operação aérea da empresa.
Em nota, a Anac informou que a Voepass opera em 15 localidades com voos comerciais e duas com contrato de fechamento. A suspensão da linha vai vigorar até que a empresa comprove a correção das não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão.
Leia também