Casos de extravasamento de esgoto aumentam 20% durante período chuvoso
Cerca de 90% dos casos foram reflexo do mau uso do sistema de esgotamento sanitário
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira
Utilizar o sistema de esgotamento sanitário de forma indevida reflete em extravasamentos, quando a rede de coleta fica sobrecarregada. Historicamente, os casos aumentam cerca de 20% entre novembro e fevereiro, em Patos de Minas, período considerado chuvoso.
O extravasamento ocorre porque a água pluvial é lançada de forma errada nas redes coletoras, causando sua sobrecarga. As redes de esgoto são projetadas conforme as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ressalta-se que, em 2024, a Copasa registrou 2.331 extravasamentos de esgoto. Já no ano passado, foram corrigidas 2.296 intercorrências do tipo. Em ambas as oportunidades, cerca de 90% dos casos foram reflexo do mau uso do sistema de esgotamento sanitário.
Com o intuito de coibir ligações clandestinas e conscientizar a população acerca do impacto do mau uso na infraestrutura urbana, a Companhia iniciou, em 2025, fiscalizações em imóveis de Patos de Minas. Até o momento, cerca de 1.800 já foram vistoriados.
Os trabalhos começaram no centro e se estenderão para os bairros Cristo Redentor e Rosário, locais com maior incidência de extravasamentos. Caso sejam constatadas anomalias, os moradores serão notificados e terão prazo para a regularização.
Leia também
