Logo Patosja

Copasa anuncia investimento de R$ 68 milhões para substituir antigas redes de amianto em Patos de Minas

Serão instalados 57 quilômetros de nova rede mais flexível

Por: Redação PatosJá

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas

Publicado em: 17:28 30-10-2024

Compartilhar:

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

A prestação de serviços da Copasa passou por alterações em Patos de Minas. A companhia anunciou um investimento de R$ 68 milhões para a substituição das antigas redes de amianto, utilizadas na distribuição de água no município. A obra tem previsão para fevereiro de 2025.


De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, as tubulações que vão do centro para os bairros são os mesmos utilizados há 50 anos. Falcão explicou que, com o peso de caminhões e variações de clima, as tubulações acabam rompendo com mais facilidade.


“Utilizando uma estrutura diferente, com uma tecnologia semelhante à que é utilizada para furar poços artesianos, será aberto um buraco menor para inserir a nova tubulação”, disse o prefeito.


A Copasa divulgou que serão instalados 57 quilômetros de nova rede, construída em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material resistente a vazamentos, e mais durável que o PVC e o cimento utilizado em tubulações mais antigas.


Até o momento, não foi divulgado quantos quilômetros da rede existente ainda permanecerão com tubulações de amianto. Em uma reunião na Prefeitura, Falcão se comprometeu a continuar cobrando da empresa.


“A grande maioria dos problemas de falta de água na nossa cidade ocorre em razão do rompimento de adutoras, exatamente essas que serão trocadas de amianto para um material mais flexível”, ressaltou Falcão.

Leia também