Falha na coleta continua causando acúmulo de lixo em Patos de Minas
Recentemente, a prefeitura multou a Conserbrás por descumprimento de contrato
As falhas na coleta do lixo urbano em Patos de Minas continuam acontecendo e gerando reclamações em diversos bairros. O serviço é de responsabilidade da Conserbrás, que recentemente foi multada em R$ 218 mil pela prefeitura devido ao descumprimento de contrato.
Lixeiras repletas de sacos plásticos com resíduos, caixas de papelão, sacolinhas de supermercado e outros materiais acabam sendo depositados também nas calçadas devido ao acúmulo provocado pela falta de coleta. Esta é a situação enfrentada nesta sexta-feira (29), por moradores das ruas Prefeito Camundinho e Nações Unidas, entre o Centro da cidade e o bairro Cônego Getúlio.
Desde que assumiu os serviços de limpeza e coleta de lixo, no mês de outubro, a Conserbrás tem sido alvo de muitas reclamações. Uma semana depois de iniciar os serviços, a empresa reconheceu falhas e informou que o acúmulo de lixo em pontos da cidade era decorrente da implementação de novas equipes e da adaptação dos profissionais.
Quase um mês após o início das atividades, a empresa publicou em suas redes sociais que estava em fase de implantação contratual de colaboradores, adaptação de rotas e operações, e que problemas como atrasos na coleta estavam sendo corrigidos.
Entretanto, em meio ao descontentamento da população e ao descumprimento de obrigações contratuais, a prefeitura de Patos de Minas aplicou uma multa de R$ 218 mil à Conserbrás. Segundo o município, a empresa já havia sido notificada diversas vezes e recebeu um prazo de 45 dias para se adaptar, mas não cumpriu as exigências.
Nós questionamos a empresa sobre a situação, mas ainda não recebemos resposta.