Fecomércio aponta que 82% dos consumidores mineiros priorizam itens como arroz e feijão
Pesquisa indicou que o consumidor prefere pagar compras à vista com cartão de débito

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Minas Gerais apontou as prioridades e o perfil de compra da maioria dos consumidores do país. Os itens básicos obtiveram preferência entre os demais.
O estudo foi realizado com empresários dos segmentos do comércio varejista de hipermercados e supermercados, além de mercearias e armazéns. Os dados mostraram que 82% dos consumidores mineiros priorizam itens básicos como arroz e feijão.
Após a compra dos itens essenciais, está a busca pela carne vermelha e hortifrútis. O consumo de bens alimentícios está igual ao de 2024, de acordo com 51% dos entrevistados; para 22,3% aumentou e para 25,1% diminuiu em comparação ao ano passado.
Entre os que notam menor consumo, a crise econômica e o alto preço dos produtos são as justificativas apresentadas. Os que observaram um aumento no consumo atribuíram o fato à melhora da economia, à confiança do consumidor e às estratégias de venda.
A pesquisa indicou que o consumidor prefere pagar as compras à vista com o cartão de débito (31,2%), método de pagamento mais utilizado. Logo após, vem o Pix (25,7%) e, depois, o cartão de crédito (16%). O dinheiro vivo é o menos utilizado (15,4%).
Leia também