Férias Escolares: atenção aos acidentes domésticos envolvendo crianças
Três crianças e adolescentes morrem por afogamento por dia no Brasil
O verão e as férias são um período de alegria e descanso para crianças, pais e responsáveis, mas também de aumento na ocorrência de acidentes evitáveis e doenças típicas dessa estação. De acordo com o médico pediatra Pedro Paulo, é importante ficar atento aos riscos.
“A gente tem que lembrar que a criança ainda não tem o discernimento para entender o que pode ou não trazer algum tipo de consequência”, disse o pediatra.
Naturalmente exploradoras, as crianças adoram subir, pular, correr por pequenos espaços, mexer com água, com fogo e tudo o que tiver ao alcance delas. No entanto, algumas brincadeiras podem acabar colocando a segurança dos pequenos em risco, como choques e afogamentos.
Prevenção
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), a média é de que três crianças e adolescentes morrem por afogamento por dia no Brasil. Dessa forma, a atenção, os cuidados de proteção e os preparativos de espaços para a prevenção são fundamentais.
“A criança pode se afogar com qualquer quantidade de água, sendo um balde ou uma piscina”, ressaltou Pedro Paulo.
Além dos materiais de limpeza, manter os medicamentos longe do alcance das crianças também é um fator importante. Medidas simples, como a supervisão e boas práticas, podem salvar vidas e beneficiar todas as famílias.
Leia também