Logo Patosja

Filhote de veado e trinca-ferro são resgatados de cativeiro na zona rural de Patos de Minas

Ação da Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou os animais mantidos ilegalmente em propriedade na comunidade de Leal

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Militar De Meio Ambiente - Isabella Sanches

Publicado em: 8:31 07-08-2025

Compartilhar:

Ação da Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou os animais mantidos ilegalmente em propriedade na comunidade de Leal

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou, na tarde de quarta-feira (6), um filhote de veado e um trinca-ferro que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro na comunidade de Leal, zona rural de Patos de Minas. A ação foi realizada por militares do 1º Pelotão da 7ª Companhia de Meio Ambiente, após o recebimento de uma denúncia anônima.


Ao chegarem à propriedade por volta das 15h, os policiais foram surpreendidos por um menor de idade que tentou fugir pelos fundos do imóvel ao perceber a aproximação da equipe. Após o acompanhamento e abordagem, os militares conseguiram contato com o responsável pela residência e localizaram os dois animais silvestres.


O filhote de cervídeo (veado) e o pássaro da espécie trinca-ferro estavam em situação de cativeiro, sem autorização dos órgãos ambientais. A prática configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, com previsão de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Por se tratar de um adolescente, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.


A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que manter animais silvestres em cativeiro é ilegal e prejudica a fauna brasileira. A orientação é para que, ao encontrar esse tipo de situação, a população acione imediatamente a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros, para que o animal seja resgatado e encaminhado a centros especializados de reabilitação.

Leia também