Minas Gerais inicia campanha de vacinação contra raiva em cães e gato
Em Patos de Minas, as vacinações acontecem aos sábados, de 8h às 16h
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos já começou em Minas Gerais. A iniciativa gratuita tem o intuito de imunizar mais de quatro milhões de animais do estado mineiro até o dia 15 de outubro. Cada município é responsável pelo cronograma.
Em Patos de Minas, as vacinações acontecem aos sábados, de 8h às 16h, na Escola Ilídio Caixeta/Santa Luzia, USF Jardim Paulistano, USF Gramado, USF Upanema, Escola Marluce Martins/Planalto, Escola Adelaide Maciel/Cristo Redentor e Zoonoses.
Transmissão
Segura, a vacinação antirrábica previne a raiva, uma doença grave com uma taxa de letalidade próxima de 100% em humanos e animais. A meta é atender cerca de 3,48 milhões de cachorros e, aproximadamente, 648 mil gatos nas unidades de saúde.
A raiva é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que atinge o sistema nervoso central e provoca uma inflamação cerebral progressiva. Ressalta-se que as principais formas de transmissão acontecem por mordidas, arranhões e lambidas de animais infectados.
Os primeiros sintomas nos animais incluem mudanças bruscas de comportamento, salivação intensa, dificuldade para engolir, falta de coordenação motora e sensibilidade à luz. Diante disso, a campanha mobiliza para a continuidade no controle da doença.
Em humanos, a vacina é recomendada apenas para pessoas com risco constante de exposição ao vírus, como profissionais que trabalham com animais. Até o momento, Minas Gerais não registrou nenhum caso suspeito ou confirmado de raiva humana.
Leia também