Ovos a granel terão carimbo obrigatório a partir do dia 4 de março
Produtores receberam prazo para se adequarem à portaria
Os ovos vendidos a granel vão precisar de um carimbo na casca com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor. Conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Portaria SDA/MAPA n° 1.244/25 entrará em vigor a partir do dia 4 de março.
Pedro Rogério Pinheiro, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), informou que o intuito é dar segurança ao consumidor. Os produtores receberam um prazo para se adequarem à portaria.
“Hoje, se o consumidor compra um ovo vendido a granel, de forma avulsa no comércio, ele não sabe quando foi produzido e nem se está próximo do vencimento”, disse o secretário.

Impactos
Para o avicultor Elias Fábio Bernardino, a medida afetará o dia a dia de quem trabalha no setor. Segundo o trabalhador, produtores de pequeno porte serão impactados de forma mais significativa, uma vez que terão que aumentar a mão de obra e, consequentemente, mais custos.
“Temos que estar nos adequando às normas para levar qualidade à mesa do consumidor”, ressaltou Elias.
Vale destacar que há diferentes tipos de ovos no mercado, como os que são vendidos em grandes quantidades para processamento antes do consumo. A mudança promete mais transparência para o consumidor e a orientação é sempre conferir a procedência dos alimentos.
Leia também