Logo Patosja

Prefeitura cumpre ordem judicial e realiza limpeza em casas com acúmulo de lixo em Patos de Minas

Ação no bairro Nossa Senhora Aparecida conta com apoio da Polícia Militar e envolve resgate de animais e acompanhamento social do casal morador

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV/ Isabella Sanches

Publicado em: 15:54 28-01-2026

Compartilhar:

Ação no bairro Nossa Senhora Aparecida conta com apoio da Polícia Militar e envolve resgate de animais e acompanhamento social do casal morador

A Prefeitura de Patos de Minas, com apoio da Polícia Militar, iniciou o cumprimento de uma ordem judicial para a limpeza de duas residências localizadas no bairro Nossa Senhora Aparecida. Os imóveis, ligados ao mesmo casal, apresentavam grande acúmulo de lixo e entulhos, situação que motivou a intervenção por representar risco à saúde pública. A ação teve início na terça-feira (27/01) e deve continuar ao longo da semana.


De acordo com informações apuradas pela equipe de reportagem, os moradores apresentam quadro compatível com a Síndrome de Diógenes, condição caracterizada pelo acúmulo compulsivo e desorganizado de objetos e resíduos, o que compromete as condições básicas de higiene e segurança.


Mesmo após a retirada do material do interior das casas, ainda foi constatada grande quantidade de entulho em um lote nos fundos de uma das residências. A situação favorecia a formação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, colocando em risco também os moradores da vizinhança.


Durante a operação, foram encontrados cerca de 20 animais, entre cães, gatos e galinhas, vivendo em meio ao acúmulo de resíduos. Os animais estão sendo resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e passarão por avaliação veterinária.


Segundo a Prefeitura, o casal vem sendo acompanhado por equipes da rede municipal desde dezembro de 2024, quando a condição de saúde foi identificada. A autorização judicial para a higienização dos imóveis foi expedida recentemente e passou a ser cumprida nesta semana. Somente no primeiro dia de trabalho, foram retirados resíduos suficientes para encher quatro caminhões caçamba.


Os moradores também foram encaminhados para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Eles vivem em duas residências — uma própria e outra alugada — e em ambas foi identificado acúmulo excessivo de materiais. Cerca de 25 servidores municipais atuam diretamente na operação.


A decisão judicial foi motivada principalmente pelas condições insalubres e pelo risco à saúde pública, já que o acúmulo de resíduos poderia favorecer a proliferação de insetos e doenças. Durante a ação, equipes de trânsito da Prefeitura orientam os motoristas devido às alterações no fluxo de veículos, e toda a operação conta com o apoio da Polícia Militar.

Leia também