Logo Patosja

Projeto prevê fim da obrigatoriedade de aulas práticas para obtenção da CNH

Notícia gerou questionamentos sobre a segurança no trânsito e com a vida das pessoas

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:15 30-07-2025

Compartilhar:

Notícia gerou questionamentos sobre a segurança no trânsito e com a vida das pessoas

O Ministério dos Transportes anunciou que está elaborando um projeto que tira a obrigatoriedade das aulas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, a notícia gerou questionamentos sobre a segurança no trânsito.

Conforme o órgão, o texto ainda precisa passar por uma avaliação da Casa Civil da Presidência da República, órgão que assessora a presidência. Caso seja aprovado, será regulamentado por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

Riscos

Atualmente, são exigidas no mínimo 20 horas de aulas práticas. Se aprovado, as horas continuariam sendo oferecidas pelas autoescolas, mas não como condição para tirar a carteira. Para o proprietário de autoescola, Wilson Pereira, a medida pode trazer riscos. 

“Claro que ninguém quer pagar, mas estão preocupados com a vida no trânsito?”, disse o empresário. 

Exame

Com o projeto elaborado, a redução no custo pode democratizar o acesso da população à CNH. Wilson apontou que o governo está olhando para uma perspectiva errada e questionou o porquê de não haver avanço na qualidade do exame de trânsito. 

“Hoje, não pode usar um retrovisor para fazer uma baliza porque o examinador não deixa, não pode usar uma câmera de ré. Com a tecnologia que as fábricas estão colocando no mercado, as autoescolas não podem trabalhar com essa facilidade”, destacou Wilson.
Leia também