Quantidade de denúncias de maus-tratos aos animais aumenta em Minas Gerais
O salto foi de 51% só no primeiro semestre de 2025

Minas Gerais vive um cenário alarmante no que diz respeito à violência contra os animais. Entre janeiro e junho de 2025 o estado registrou 3.171 casos de maus-tratos, sendo 51% a mais que os 2.098 ocorridos no mesmo período em 2024, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O aumento nas estatísticas reflete o maior engajamento da população para denunciar os casos de agressão, abandonando as condições insalubres a que muitos animais são submetidos. Só no primeiro semestre de 2025 foram 220 prisões relacionadas a crimes contra animais, apresentando um aumento de 26% em comparação com mesmo período do ano passado. Mas apesar desse aumento, especialistas alertam que as ações ainda são insuficientes diante da dimensão do problema.
São classificados como maus-tratos atos como abandono, envenenamento, confinamento, falta de higiene e alimentação, mutilação ou participação em rinhas. É muito importante uma ação coordenada entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas também a atenção redobrada da população. Provas como fotos com data e localização aumentam a veracidade da história na hora de realizar a denúncia. Todo esse trabalho conjunto pode ajudar a garantir a punição dos agressores e uma proteção cada vez maior dos animais em nosso dia a dia.
Leia também