Transmissão da NTV será 100% digital a partir desta terça-feira
Transição segue determinação do Ministério das Comunicações e marca um novo capítulo na história da televisão regional

A partir desta terça-feira (1º de julho), a emissora passa a operar exclusivamente em sinal digital, em conformidade com a Portaria nº 11.476 do Ministério das Comunicações, que estabelece o desligamento do sinal analógico da TV aberta em todo o Brasil.
A medida faz parte de um processo nacional de modernização das telecomunicações. Com o desligamento do sinal analógico, a expectativa é de que os telespectadores tenham uma experiência superior, com imagem em alta definição, som mais limpo e eliminação de ruídos e interferências, como chuviscos e fantasmas, comuns nas transmissões analógicas.
Sinal digital: mais qualidade e eficiência
A diferença entre os dois formatos é significativa. Enquanto o sinal analógico é contínuo, variando em função do tempo, o sinal digital trabalha com números e códigos, em variações discretas. Isso possibilita uma transmissão mais estável, eficiente e com alta fidelidade.
Embora a primeira transmissão de TV digital no Brasil tenha ocorrido em 2007, a transição total para essa tecnologia ainda não foi concluída em todo o território nacional. Agora, é a vez da região de cobertura da NTV acompanhar essa evolução.