Logo Patosja

Canários e Papa Capim presos em cativeiro ilegal foram libertados em Monte Carmelo 

Gaiolas foram vistas penduradas em residência localizada em área de invasão 

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Militar Ambiental - Lorena Teixeira

Publicado em: 9:51 11-08-2025

Compartilhar:

Gaiolas foram vistas penduradas em residência localizada em área de invasão 

A Polícia Militar do Meio Ambiente realizou patrulhamentos de rotina na cidade de Monte Carmelo, a 149 km de Patos de Minas. Durante a ação, os agentes avistaram gaiolas penduradas na parede de uma residência localizada em uma área de invasão. 

O caso ocorreu no último domingo (10). Segundo a corporação, foi constatado que o indivíduo mantinha sem permissão seis canários da terra e um papa capim. Em conversa com a esposa do suspeito, ela disse que havia outra casa com pássaros em cativeiro. 

Ao se deslocarem ao endereço, os militares encontraram mais seis canários da terra e um papagaio de espécie verdadeira em situação irregular. No total, foram apreendidos 14 pássaros, sete gaiolas e dois autos de infração ambiental (AI), no valor de R$ 43.141,80. 

Os canários e o papa capim foram soltos, o papagaio permaneceu com o indivíduo - fiel depositário - e as gaiolas foram destruídas. Os suspeitos foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

De acordo com a Lei de Crimes ambientais, manter pássaros em cativeiro no Brasil sem autorização é considerado crime, sujeito a penalidades, como prisão e multa. A detenção varia de seis meses a um ano, e a multa pode chegar a R$ 500 mil se a espécie for rara.
Leia também