Logo Patosja

Inverno começa e promete entregar mais frio em comparação aos últimos dois anos 

Além disso, o dia será mais curto e a noite mais longa nesta sexta-feira (20) 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 12:13 20-06-2025

Compartilhar:

Além disso, o dia será mais curto e a noite mais longa nesta sexta-feira (20) 

O inverno começa nesta sexta-feira (20) e promete entregar mais frio em comparação aos últimos dois anos. Além disso, hoje terá o dia mais curto e a noite mais longa do ano devido ao solstício de inverno nas regiões abaixo da linha do Equador, diminuindo a luminosidade. 

No Alto Paranaíba e noroeste mineiro, o inverno começa com alerta de tempo seco, como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia. A umidade do ar pode chegar a 20%. Segundo o professor de climatologia Adalberto Vieira, haverá dificuldade em aquecer a atmosfera. 

“Então, na verdade, a atmosfera fica descendente, impedindo a entrada de massas de ar úmido, fazendo com que tenhamos uma grande região de ar seco”, explicou o professor. 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira onda de frio do inverno deve atuar no sul do país e avançar para outras regiões na segunda-feira (23). No Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, as temperaturas devem cair a partir de quarta-feira (25). 

“As temperaturas oscilam, principalmente a mínima, que é sempre registrada antes do nascer do sol. Isso deve variar entre 11 °C e 13 °C, mas, neste ano, vamos tê-la em torno de 16 °C”, disse Adalberto. 

Previsão 

Sexta-feira (20): 13 °C a 26 °C 
Sábado (21): 13 °C a 28 °C 
Domingo (22): 12 °C a 28 °C 
Segunda-feira (23): 14 °C a 29 °C 
Terça-feira (24): 14 °C a 23 °C
Quarta-feira (25): 11 °C a 27 °C  
Quinta-feira (26): 16 °C a 27 °C
Sexta-feira (27): 16 °C a 27 °C 
Sábado (28): 17 °C a 27 °C
Domingo (29): 17 °C a 26 °C
Leia também