Economia brasileira cresce 1,6% no primeiro trimestre de 2025
Setor agropecuário foi motivo do crescimento da economia ao nível nacional

A economia brasileira registrou um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre de 2025, representando um aumento em comparação com os números que foram registrados no fim do ano passado, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país, que serve como prévia do dado oficial. Segundo o professor Heitor Cunha Barros, o resultado da projeção surpreendeu.
“É uma prévia bastante similar ao PIB, então o mercado ficou bem animado porque as projeções não eram tão positivas neste sentido”, disse o docente.
Comparação
Além disso, o desempenho foi dessazonalizado, uma vez que foram excluídas variações típicas da época do ano, para que os efeitos do calendário não distorcerem a comparação entre os períodos. No fim de 2024, o resultado trimestral foi de apenas 0,1% de alta.
Em relação ao número do ano passado, o desempenho reflete uma desaceleração no crescimento, que foi de 3,1%. No entanto, mesmo que os números dos primeiros três meses de 2025 sejam menores, ainda representam um avanço se comparado ao fim de 2024.
“O que mais motivou esse crescimento foi o setor agropecuário. Isso, de fato, é justificado pelo crescimento da safra que tivemos a nível nacional “, apontou Heitor.
Leia também