Logo Patosja

Preço do café cai pela primeira vez após 18 meses, aponta IBGE

Órgão relatou que queda é resultado da safra e não do tarifaço dos Estados Unidos 

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:15 12-08-2025

Compartilhar:

Órgão relatou que queda é resultado da safra e não do tarifaço dos Estados Unidos 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o preço do café caiu pela primeira vez após 18 meses. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou que o grão recuou 1,01%. Nos meses anteriores, a alta chegou a 99,46%. 

Devido ao recuo do mês de julho, o café soma alta de 43,46% no ano e de 70,51% em 12 meses. Segundo o órgão, a inflação anual do grão moído ocupa o segundo lugar de maior influência em alta no mesmo período, respondendo por 0,30 ponto porcentual (p.p.). 

O IBGE explicou que a queda é resultado da safra e não do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Conforme o gerente de pesquisa, Fernando Gonçalves, “em julho, já estava começando a colheita, uma oferta maior no campo. Pode ser efeito dessa maior oferta”.

Ou seja, com a colheita, mais café deve ficar à disposição para ser ofertado, fazendo com que a pressão provocada pela demanda dos consumidores caia e os preços recuem. O efeito também é um reflexo esperado pelos produtores de café a partir do tarifaço.  

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) informou que a alta do café nos 18 meses anteriores a julho ocorreu devido a fatores como eventos climáticos, que prejudicaram a safra do grão, e por maior demanda mundial, aumentando o consumo.
Leia também