Patos Já - Notícias de Patos de Minas e Região em Tempo Real


Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM

Os estudantes conheceram os procedimentos utilizados para preservação das espécies em risco de extinção

Por Débora Araújo - foto: Ascom FPM | 06/10/2018 às 11h00

Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM

Os alunos do Grupo de Estudos em Animais Silvestres (GEAS) e os graduandos do 3º período de Medicina Veterinária da Faculdade Patos de Minas conheceram a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), mais especificamente o Centro de Educação Ambiental e o Criatório de Animais Silvestres desta empresa, acompanhados do professor Dr. Saulo Pereira.

A CBMM, localizada na cidade de Araxá – MG é a maior fornecedora de produtos de nióbio do mundo. A Companhia foi a primeira empresa de mineração e metalurgia, a nível mundial, a obter a certificação 14001, fato, este, divulgado durante a palestra no local e que chamou a atenção de todos.

Durante a visita, os alunos conheceram como são os procedimentos utilizados no cuidado, criação e conservação das espécies em risco de extinção como Lobo-guará, Anta, Ema e Tamanduá-bandeira. Na ocasião, os estudantes puderam constatar que os processos ambientais estão em harmonia com os princípios de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social, agregando muito valor à cadeia produtiva.

No centro de desenvolvimento ambiental os alunos foram informados que a CBMM foi a pioneira em Educação Ambiental no Brasil, em 1991, e já, nessa época, o Programa de Educação Ambiental da Companhia realizava inúmeras atividades. No ano de 2005 a CBMM criou o “Arboreto do Cerrado”, que abriga um acervo de 125 espécies vivas da flora do Cerrado e também o centro de criação de animais silvestres. O sucesso do projeto foi tamanho, que existem, na atualidade, animais nascidos na CBMM em vários locais do mundo.

Ainda em Araxá, os estudantes visitaram o complexo do Barreiro e as Termas de Araxá, onde puderam contemplar a beleza natural do lugar. Segundo a aluna Cristiane do 6º período, integrante do GEAS, “a viajem foi ímpar no sentido de se conhecer um projeto ambiental tão bem executado e no privilégio do contato com animais silvestres”.

Os coordenadores da visita ressaltaram a excelente receptividade dos representantes da CBMM, que receberam a todos os alunos de forma acolhedora e repassaram com maestria os conhecimentos sobre os processos de cuidado e reprodução de animais silvestres. Ainda segundo os coordenadores, parcerias futuras estão sendo planejadas.

Compartilhe através do WhatsApp

Utilize as setas do teclado ou deslize para navegar entre as fotos

  • Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM - Imagem 1
  • Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM - Imagem 2
  • Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM - Imagem 3
  • Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM - Imagem 4
  • Alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM visitam Criatório de Animais Silvestres da CBMM - Imagem 5

Comentários

Os comentários não representam a opinião do portal
e são de responsabilidade do autor


  • Nossa FM
  • NTV
  • Instagram Nossa FM