Patos Já - Notícias de Patos de Minas e Região em Tempo Real


Aulas nas escolas municipais de Patos de Minas começam no dia 5 de fevereiro

O município não seguirá o cronograma da rede estadual de ensino, que terá início após o Carnaval

10/01/2018 às 10h26

Aulas nas escolas municipais de Patos de Minas começam no dia 5 de fevereiro

Contrário a decisão tomada pela Secretaria de Educação do estado, que adiou o início do período escolar nas escolas mineiras, a prefeitura de Patos de Minas optou por manter o calendário para o dia 5 de fevereiro na rede municipal de ensino.

O Governo de Minas Gerais alegou que a mudança proporciona a rede estadual, que conta com mais de 3 mil escolas, tempo suficiente para lançar informações sobre os alunos no programa SIMADE - Sistema Mineiro de Administração. Já o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), acusa o governo de tomar a medida afim de economizar nos gastos com a contratação de mais de 130 mil profissionais temporários.

De acordo com a superintendente regional de ensino Elisabeth Nascimento, o ano letivo não iria ser prejudicado. “Os 200 dias letivos são garantidos, a LDB (lei de diretrizes e bases da educação) prevê isso, nós temos que cumprir esses dias letivos.”, afirmou Elizabeth.  Ela ainda alega  que seriam necessários  4 sábados letivos a mais no calendário e a mudança de datas do dia 14 para a 18 de dezembro. 

Por não se tratar de uma decisão exigida para os municípios e sim uma orientação. Uma reunião com as 14 secretarias da região para padronizar o inicio das aulas foi realizada nessa terça-feira (10) com 12 secretários municipais de educação. Somente deles aceitaram a proposta do novo calendário, mas Patos de Minas decidiu por manter o ano letivo com inicio no dia 5 de fevereiro.

Compartilhe através do WhatsApp

Comentários

Os comentários não representam a opinião do portal
e são de responsabilidade do autor


  • Nossa FM
  • NTV
  • Instagram Nossa FM