Patos Já - Notícias de Patos de Minas e Região em Tempo Real


Obras da UFU em Patos de Minas devem ser retomadas nos próximos dias

A previsão é de que em até 18 meses o primeiro bloco estará pronto

Por Débora Araújo - foto: arquivo Patos Já | 07/08/2018 às 09h30

Obras da UFU em Patos de Minas devem ser retomadas nos próximos dias

Depois de muitos impasses judiciais que dificultaram a concretização das obras, o primeiro prédio da UFU em Patos de Minas recomeçará a ser construído ainda este ano. As obras foram iniciadas há 7 anos e, após somente 20% do cronograma concluído, foram paralisadas. A boa notícia aos estudantes é que, recentemente,  uma verba de quatro milhões de reais foi disponibilizada para o término da construção.

 A estruturação do campus da UFU na Capital do Milho tem um longo histórico e sofre com impasses desde 2011. No ano de 2014, houve a doação do terreno na região dos trinta paus, mas a crise financeira e o contingenciamento de recursos provenientes do Governo Federal provocaram a paralisação.   

Segundo o Assessor da Universidade, Matheus de Souza Gomes, o recomeço das obras está próximo. "A UFU já entrou em contato com a empreiteira, acertando os últimos detalhes e, nos próximos dias, a construção será retomada.  A previsão é de que em até 18 meses o primeiro bloco estará pronto, levando em consideração que teremos a disponibilidade do dinheiro proveniente do Governo Federal".

São necessários para a conclusão total da obra R$ 30 milhões. Mas, agora apenas quatro milhões foram repassados à Universidade. "Estamos tentando sensibilizar o MEC e o poder Legislativo, para que enviem todo o recurso necessário e nos possibilite dar continuidade nas obras do primeiro prédio e executar o planejamento do segundo. E, assim, conseguir desenvolver a UFU em Patos de Minas" concluiu o assessor.

Quando a obra do campus foi totalmente concluída, terá capacidade para dez mil alunos e 15 cursos devem ser disponibilizados. Mas, por enquanto, os 600 alunos da Universidade continuarão  estudando em quatro pontos espalhados pela cidade. Hoje são oferecidos em Patos de Minas três cursos de graduação e dois mestrados acadêmicos.

Compartilhe através do WhatsApp

Comentários

Os comentários não representam a opinião do portal
e são de responsabilidade do autor


  • Nossa FM
  • NTV
  • Instagram Nossa FM