Patos Já - Notícias de Patos de Minas e Região em Tempo Real


Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar

Muitas famílias dependem das estruturas para se sustentar

Por Odair Cardoso Fotos: Daniel Soares | 09/11/2017 às 11h54

Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar

A partir do mês de dezembro, as três lavanderias comunitárias de Patos de Minas não irão mais receber os auxílios para o pagamento de água e energia elétrica dos galpões, que é pago pela prefeitura. A medida deve inviabilizar as atividades para dezenas de famílias que dependem disso para sobreviver.

As lavanderias localizadas nos Bairros Lagoinha, Vila Rosa e Alvorada, foram implantadas na década de 1990 e sempre tiveram papel importante na questão socioeconômica das lavadeiras, que em muitos dos casos são arrimo de família. Ao todo 30 mulheres trabalham nos três galpões, prestando os serviços e garantindo o sustento.

Uma das lavadeiras é a Luzia que há 27 anos foi inserida nesse mercado de trabalho, e agora sofre com a possibilidade de perder a única fonte de renda. "Trabalho aqui há tantos anos, não tenho marido e nenhuma outra pessoa para me ajudar... Vivo de aluguel e dependo disso aqui para sobreviver.", afirma a idosa. Leonor Souza, disse que é na lavanderia que há mais de 15 anos retira o sustento, e sente medo do futuro, de não conseguir continuar se sustentando, pois não é aposentada.

A reportagem do Patos Já foi até a Prefeitura Municipal de Patos de Minas para conversar com o Secretário de Administração, José Martins Coelho, buscando saber quais medidas estão sendo tomadas para amenizar o impacto negativo que será imposto a estas familias. O secretário afirmou que o município deixará de custear as tarifas de água e luz a partir do mês de dezembro para todas as lavanderias, mas que possivelmente, município continuará cedendo os galpões e o maquinário. 

A alegação do poder público é de que o município estaria cometendo irregularidades, caso continue mantendo as lavanderias, considerando que as mulheres que trabalham nestes locais, o fazem supostamente de forma particular. Fato é, que após quase três décadas de muito trabalho, o sentimento é de preocupação, com o que pode acontecer. Enquanto isso, as lavadeiras aguardam por uma solução para a situação, em busca de um acordo que pelo menos amenize o problema. 

Compartilhe através do WhatsApp

Utilize as setas do teclado ou deslize para navegar entre as fotos

  • Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar - Imagem 1
  • Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar - Imagem 2
  • Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar - Imagem 3
  • Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar - Imagem 4
  • Prefeitura corta auxílios e lavanderias comunitárias de Patos de Minas podem fechar - Imagem 5

Comentários

Os comentários não representam a opinião do portal
e são de responsabilidade do autor



Forte Acabamentos

  • Nossa FM
  • NTV
  • Instagram Nossa FM