Patos de Minas registra 100 novos casos de Aids em 2018

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ações de conscientização e orientação foram realizadas no Galpão do Produtor

por Odair Cardoso.
01/12/2018 - 16h14

Patos Já - Patos Já - Patos de Minas registra 100 novos casos de Aids em 2018

Neste sábado 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ações para conscientizar e chamar a atenção para os riscos da doença, prevenção, tratamento e redução do preconceito, foram realizadas em Patos de Minas. Equipes do programa municipal de Aids realizaram durante toda a manhã,  testes rápidos e orientações sobre o assunto no Galpão do Produtor.

A coordenadora do programa municipal de Aids, Tatiana Nassor, disse que os dados continuam preocupantes. Em todo o ano de 2017, Patos de Minas registrou 105 casos de Aids. Este ano, até o mês de novembro, 100 novos casos da doença já tinham sido diagnosticados. Destes, 74 em pessoas do sexo masculino, com idade média de 36 anos. Tatiana Nassor explicou também que apesar deste dado atual, a maior parte dos casos de Aids em atendimento, se dá entre pacientes jovens com idades entre 20 a 35 anos.

Muita gente aproveitou a oportunidade deste sábado, para passar pela análise de sangue que depende apenas de algumas gotas de sangue. Além da coleta, os participantes receberam orientações  como a importância do uso do preservativo. A coordenadora orienta que o exame com teste rápido é oferecido diariamente na rede pública de saúde, por meio das unidades básicas e do Centro de Atenções Básicas, de 7h as 18h, para diganósticos de HIV, cifilis, e epatites B e C. Para os casos positivos, os pacientes passam a ser acompanhados por uma equipe especializada.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG