Logo Patosja

Evento para celebrar Dia Nacional do Surdo foi cancelado por desvio de finalidade e de protocolo, diz Câmara

Quanta a profissional de libras o legislativo disse que não houve reclamações formais

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 18:43 27-09-2023

Compartilhar:

NTV

No Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, membros da Sociedade dos Surdos de Patos de Minas realizaram ato em protesto contra o cancelamento de uma sessão de homenagens que seria realizada pela Câmara Municipal.

 

Os participantes do ato reclamaram que o legislativo não teria justificado ou avisado com antecedência sobre a não realização da solenidade. Além disso questionaram a forma que a comunicação em libras, nas reuniões do poder legislativo era feita.

 

Nesta quarta-feira (27) a Câmara de Patos de Minas emitiu nota dizendo que neste ano houve a implantação de tradução e interpretação das reuniões ordinárias e extraordinárias, por meio de um trabalho empírico realizado por uma estudante, aprovada em processo seletivo de estágio da Casa Legislativa, a qual atuou como estagiária por seis meses, findando o seu contrato, devido à conclusão da graduação em Letras/Libras e que com objetivo de dar continuidade ao projeto de inclusão da comunidade surda, a Mesa Diretora propôs, por meio de projeto de resolução, a alteração do cargo em vacância de “Assessor de Comunicação, Marketing e Computação” para “Assessor de Comunicação - Letras-Libras”, matéria aprovada em Plenário, no dia 16 de fevereiro de 2023, e promulgada por meio da Resolução n.º 309/2023. Já forma a estudante foi recontratada por meio da Portaria n.º 1801, de 5 de maio de 2023, após comprovação de toda a qualificação e documentação exigida para tal fim.

 

A nota, assinada pela assessoria de comunicação, disse quanto a evento não realizado: “...visando à promoção de uma sessão especial em comemoração do Dia Nacional/Municipal dos Surdos, celebrado em 26 de setembro, evento esse cancelado previamente pela Câmara Municipal, em virtude do desvio de finalidade e de protocolo manifestados pela líder da associação, os quais mostraram-se incompatíveis com as normas do Legislativo Municipal.”.

Leia também