Evento para celebrar Dia Nacional do Surdo foi cancelado por desvio de finalidade e de protocolo, diz Câmara
Quanta a profissional de libras o legislativo disse que não houve reclamações formais
No Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, membros da Sociedade dos Surdos de Patos de Minas realizaram ato em protesto contra o cancelamento de uma sessão de homenagens que seria realizada pela Câmara Municipal.
Os participantes do ato reclamaram que o legislativo não teria justificado ou avisado com antecedência sobre a não realização da solenidade. Além disso questionaram a forma que a comunicação em libras, nas reuniões do poder legislativo era feita.
Nesta quarta-feira (27) a Câmara de Patos de Minas emitiu nota dizendo que neste ano houve a implantação de tradução e interpretação das reuniões ordinárias e extraordinárias, por meio de um trabalho empírico realizado por uma estudante, aprovada em processo seletivo de estágio da Casa Legislativa, a qual atuou como estagiária por seis meses, findando o seu contrato, devido à conclusão da graduação em Letras/Libras e que com objetivo de dar continuidade ao projeto de inclusão da comunidade surda, a Mesa Diretora propôs, por meio de projeto de resolução, a alteração do cargo em vacância de “Assessor de Comunicação, Marketing e Computação” para “Assessor de Comunicação - Letras-Libras”, matéria aprovada em Plenário, no dia 16 de fevereiro de 2023, e promulgada por meio da Resolução n.º 309/2023. Já forma a estudante foi recontratada por meio da Portaria n.º 1801, de 5 de maio de 2023, após comprovação de toda a qualificação e documentação exigida para tal fim.
A nota, assinada pela assessoria de comunicação, disse quanto a evento não realizado: “...visando à promoção de uma sessão especial em comemoração do Dia Nacional/Municipal dos Surdos, celebrado em 26 de setembro, evento esse cancelado previamente pela Câmara Municipal, em virtude do desvio de finalidade e de protocolo manifestados pela líder da associação, os quais mostraram-se incompatíveis com as normas do Legislativo Municipal.”.