Logo Patosja

Lud Falcão diz ter recebido ligação desrespeitosa do vice-governador Mateus Simões

Deputada afirma que Simões usou tom intimidador e autoritário

Por: Redação PatosJá

Fonte:

Publicado em: 9:44 22-01-2026

Compartilhar:

Lud Falcão diz ter recebido ligação desrespeitosa do vice-governador Mateus Simões

A deputada estadual Lud Falcão (Pode) encaminhou nota à imprensa relatando ter sido desrespeitada durante uma ligação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD).


Conforme a deputada, durante a conversa, Simões teria utilizado tom intimidador, autoritário e absolutamente desrespeitoso, exigindo que seu marido, o prefeito de Patos de Minas e presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, ligasse até a meia-noite para pedir desculpas. “Sob pena de não sermos recebidos nem pelos porteiros das repartições públicas, numa tentativa clara de constrangimento político”, ressaltou a parlamentar.


“Essa ligação foi feita diretamente a mim, uma mulher, deputada estadual eleita com mais de 59 mil votos, no exercício pleno do meu mandato. Trata-se de uma postura machista, covarde e incompatível com o cargo de vice-governador”, diz a nota de Lud Falcão.


A deputada ainda afirmou que negocia princípios, não se submete a ameaças e que não aceita recados autoritários travestidos de diálogo institucional. “Quando um vice-governador liga para uma deputada eleita com esse tipo de postura, o ataque não é pessoal — é institucional, é contra as mulheres na política e contra a democracia.”


Lud Falcão também afirmou que “Minas Gerais precisa de equilíbrio, maturidade política e respeito às instituições. O que não pode é um vice-governador agir de forma infantil, machista e desrespeitosa com uma deputada no exercício de seu mandato”.


Na nota, Lud não deixa claro, no entanto, por qual motivo Luís Eduardo Falcão teria que se desculpar. Porém, recentemente, ele reagiu a um vídeo no qual o vice-governador de Minas aparece dizendo: “O prefeito reclamou, e eu mandei cancelar todo o apoio que ele dava para a polícia. O apoio todo que ele dava, na hora em que eu fui olhar, eram dois estagiários que ele cedia para a Polícia Militar. Mas não tem problema, a gente só precisa da ajuda de quem está disposto a construir com a gente”.


Na mesma publicação, Falcão rebateu a fala, afirmando lamentar a declaração de Simões e destacando que ele não estaria ciente do que se passa nas cidades de Minas Gerais. O prefeito ressaltou que a prefeitura cedia 13 servidores municipais para a Polícia Civil, além do pagamento de aluguel, estrutura física e manutenção.

Leia também