Logo Patosja

Prefeito analisa propostas da Copasa para melhorar e manter serviços da companhia em Patos de Minas

Falcão admite negociar, caso a empresa aceite os moldes da licitação

Por: Odair Cardoso

Fonte: NTV

Publicado em: 17:18 04-03-2024

Compartilhar:

imagem colorida. O prefeito Luis Eduardo Falcão está em frente a um banner, usando blazer preto e camiseta na cor cinza

O prefeito Luís Eduardo Falcão falou nesta segunda-feira (4/3) sobre as propostas de melhorias na prestação de serviço e nas condições contratuais apresentadas pela Copasa ao município de Patos de Minas. Uma reunião com a participação de representantes da companhia foi realizada na última sexta-feira.

 

Entre as melhorias apresentadas pela Companhia estão: realização de novas obras, como o início da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, investimento de R$ 28 milhões, antecipação de investimentos, alternativas sobre a tarifa e melhorias contratuais.

 

Após o encontro, foi criada uma comissão paritária, com representantes das duas partes, que tenham competência para discutir e avaliar as propostas. O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, reforçou que a atual gestão da companhia quer intensificar o diálogo com todos os municípios onde detém concessão.

 

Para Falcão, o que foi apresentado não atende ao que é pretendido pelo município. “Está muito distante daquilo que a população deseja, daquilo que a cidade precisa, mas eu acredito que é um avanço porque a Copasa abre um canal onde ela reconhece que tem que melhorar, que tem que mudar a relação com o município de Patos de Minas. E naturalmente a gente vai fazer uma contraproposta pedindo muito mais”, afirmou o prefeito.

 

Ainda segundo Falcão, são duas linhas de atuação a serem seguidas. Levar a licitação até o final, sabendo que a Copasa pode concorrer, além da judicialização do caso, ou o município poder fazer uma negociação com a empresa.

 

“Se a Copasa entrar nos moldes daquilo que a gente está prevendo na nossa licitação, fazendo uma redução razoável de pelo menos 15% e assumindo as outras obrigações, como as obras grandes na estação de tratamento de esgoto do bairro Quebec, assumindo que vai aumentar a captação e distribuição de água, para melhorar a questão da falta de água a gente pode dialogar”, descreveu o gestor.

 

O prefeito ainda disse que considera esta uma grande vitória para rever o contrato. Segundo ele, seria firmado um novo contrato ou criado o aditivo para reformar todo o contrato atual, com previsão de multas e mecanismos para fiscalização, inclusive com mudança da agência reguladora, que hoje é feita pela Arsae, além de uma auditoria externa.

Leia também