Urnas já estão sendo preparadas para as eleições municipais de Patos de Minas
No total, serão 517 urnas distribuídas em Patos de Minas e cidades da região
As urnas já estão sendo preparadas para as eleições municipais de Patos de Minas. A Justiça Eleitoral começou a cadastrar os candidatos nas urnas eletrônicas e a realizar testes de funcionamento antes da transferência para o 15° Batalhão, onde permanecerão sendo vigiadas até o dia 6 de outubro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas receberão o sistema de votação, dados de todos os candidatos e eleitores, assim como a mídia de resultados, onde serão registrados os votos de cada urna eletrônica. No total, serão 517 urnas distribuídas em Patos de Minas e cidades da região.
O órgão explicou que o aparelho passa por testes de funcionamento, como: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas passam por uma votação simulada para confirmar se tudo está correto. Caso seja identificado algum dano, ela é substituída por uma reserva, que também passou pelo processo de preparação.
Logo após, as urnas são lacradas oito vezes para garantir que os equipamentos não sejam violados antes das eleições, e que os mais de 16 milhões de mineiros consigam votar. De acordo com o promotor eleitoral Erick Costa, mesmo que ocorra algum empecilho, não é possível haver a perda de votos.
“A urna não é ligada à internet, não tem contato à internet, o voto é digital. Os votos são salvos e são auditados da mesma forma. Além disso, mesmo que houver qualquer problema, há urnas guardadas que serão imediatamente substituídas pela equipe eleitoral”, ressaltou o promotor.