Logo Patosja

Vice-prefeita de Patos e autoridades de cidades vizinhas vão até Brasília pedir implantação do curso de Medicina no Campus da UFV em Rio Paranaíba

A comitiva foi liderada pela AMAPAR

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 13:10 13-07-2023

Compartilhar:

NTV

Uma comitiva forma por 22 prefeitos do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, liderada pela AMAPAR, cumpriu agenda em Brasília nos dias 11 e 12 de julho, levando a proposta de criação de um polo de saúde no Campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba, em especial, a implantação do curso de medicina.

 

Na terça-feira (11), os prefeitos foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que acolheu a demanda encampando a defesa do pedido junto ao Ministério da Educação. O encontro teve a presença do reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demétrius David da Silva e do Deputado Federal Reginaldo Lopes como representante da Bancada Federal de Minas nas negociações da proposta com o MEC.

 

Já na quarta-feira (12), a agenda foi com o Ministro da Educação Camilo Santana, que acolheu a proposta das lideranças políticas, recebendo o documento assinado por prefeitos, além de um estudo preliminar já realizado pela Universidade em 2021, em que consta a viabilidade da implantação do polo de saúde em Rio Paranaíba, com suporte das estruturas de saúde dos municípios de Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Serra do Salitre.

 

Agora, a tarefa de elaboração da proposta será da UFV, com a preparação da documentação exigida, a aprovação nos seus Conselhos, visando o Protocolo da proposta no MEC, para aprovação da implantação do novo e tão sonhado curso de medicina no CRP UFV. O Reitor da UFV, professor Demetrius David fez a defesa do projeto, destacando que o Curso de Medicina da Universidade, na cidade de Viçosa, tem obtido as melhores notas nos dois últimos exames do ENADE. Destacou que "está disposto a implantar em Rio Paranaíba o Curso de Medicina, com a aprovação prévia dos Órgãos Colegiados da Universidade".

 

A Universidade Federal de Viçosa implantou um Campus universitário, na cidade de Rio Paranaíba, no ano de 2006, por meio de 12 cursos superiores e 3 de Pós graduação. A criação desse campus impactou, significativamente, o crescimento e desenvolvimento da região do Alto Paranaíba, oportunizando a formação de excelentes quadros de profissionais. Atualmente, o Campus conta com cerca de 130 docentes, 95 técnicos administrativos e cerca de 1.800 alunos, além de uma boa infraestrutura para suporte das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Leia também